1979 foi um ano marcado pelo surgimento do Irã dos aiatolás e do início do governo de João Figueiredo, o último presidente do regime militar.
Em 27 de dezembro, tropas soviéticas invadem o Afeganistão e tomam a capital Cabul.
Em 28 de março um desastre nuclear na usina de Three Mile Island, nos Estados Unidos ocasionou vazamento de radioatividade para a atmosfera. Em poucos dias a população de 140 mil pessoas deixou a área contaminada.
Aqui no Brasil tomava posse João Baptista Figueiredo, o último presidente da ditadura militar. Seu mandato ficou marcado pela continuação da abertura política do governo de Ernesto Geisel.
Durante o ano o país se mobilizou e em 28 de agosto foi assinada a Lei da Anistia Ampla, Geral e Irrestrita para todos aqueles que cometeram crimes políticos, tiveram seus direitos políticos cassados e outros durante a ditadura. Exilados começaram a voltar para o Brasil como Fernando Gabeira, Miguel Arraes e Leonel Brizola.
No ano em que apostou em séries nacionais, a Rede Globo trouxe a realidade da mulher descasada na série Malu Mulher, estrelada por Regina Duarte.
1979 marcou também o começo da derrocada da Rede Tupi que teve como seu último grande sucesso o programa Abertura, que era o espelho do momento político que vivia o Brasil.
O Internacional se tornava campeão invicto, Falcão que deu origem ao nome do nosso herói de verdade jogava nesse time.
Na Fórmula 1 o ano foi do sul africano Jody Scheckter, campeão mundial com a Ferrari.